Centro de Espiritualidade Jesus Operário – PUC Minas Contagem

É revelador que Jesus se reconheça diante dos seus como alguém de seu povo e de sua comunidade que aceita e assume seu parentesco, e com ele sua história, suas lutas, vitórias e fracassos. Ser e acatar ser reconhecido como operário é uma declaração de fé nos planos do Pai, na Encarnação de Filho e na presença salvadora de seu Espírito.

A família, a dignidade do trabalho, a espiritualidade encarnada e a capacidade transformadora das relações éticas e responsáveis são algumas das dimensões da vida humana que podemos viver e desenvolver no âmbito universitário como espaço que congrega e acolhe, ao mesmo tempo em que, inserido na sociedade, nos capacita para um diálogo plural e comprometido na construção do Bem Viver.

O Centro de Espiritualidade Jesus Operário nos provoca à vivência de uma espiritualidade consciente e solidária. que vê nas relações afetivas e na mística do trabalho um campo desafiador para desenvolver o cuidado, a responsabilidade e o compromisso com o outro, inspirados naquele que era reconhecido pelos seus como sendo um deles, como o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago… É uma espiritualidade simples, do cotidiano, aberta à pluralidade cultural e religiosa, agregadora e humana.

Equipe de Pastoral Universitária PUC Minas Contagem

E-mail: pastoralcont@pucminas.br