Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino – PUC Minas Poços de Caldas

Jesus foi peregrino desde a mais tenra infância. No seio de Maria junto com José precisou peregrinar a Nazaré, hospedar-se em Belém, fugir ao Egito e realizar a peregrinação oficial a Jerusalém. Criado nesse ambiente de trânsito, Jesus é o Profeta itinerante.

Jesus é o peregrino da itinerância geográfica (exterior), “de cidade em cidade”, e simbólica (interior). Não só atravessou fronteiras territoriais, saindo ao encontro de samaritanos como também, ultrapassou as fronteiras da exclusão e marginalização, incluindo a todos os excluídos e os marginalizados na mesma mesa do Banquete do Reino.

Em nossa vida itinerante neste mundo, saber, com certeza, que Jesus caminha conosco e que sua presença invade em nossas vidas, interfere em nossos projetos, provoca em nós uma grande mudança. Jesus nos desinstala e tira de nós as incertezas, nos interpela a compreender a vontade Deus e a viver em sintonia com Ele. A desinstalação do nosso conforto desperta a consciência de que nenhum lugar nos pertence, e de que é preciso caminhar. Somos todos peregrinos no seguimento de Jesus.

O Centro de Espiritualidade Jesus Peregrino é um espaço de encontro de todos os peregrinos, viajantes, turistas e estudantes que acorrem à cidade e à Universidade em busca de benefícios, qualidade de vida e conhecimento e é um lugar que nos ajuda a compreender que em cada tempo e em cada espaço há uma missão para realizarmos; em cada encontro há um bem a ser feito.

Equipe de Pastoral Universitária PUC Minas Poços de Caldas

E-mail: pastoral@pucpcaldas.br