O termo redenção é uma categoria importante na Sagrada Escritura. No Primeiro Testamento é sinônimo de libertação e salvação, consequência de “resgatar”, “comprar a liberdade do cativo”, “recuperar o que estava perdido”. O sentido estrito do termo redenção é ação de comprar e libertar um escravo, pagando um preço por ele. Redimir é resgatar aquilo que estava perdido, pagando por isso o que é de justiça. O redentor era aquele que resgatava os escravos para devolver-lhes a liberdade, especialmente nas festas sabáticas e jubilares.
No Novo Testamento a redenção é cristológica, tendo Jesus como redentor por excelência. A redenção do mundo é a missão do Filho de Deus. O termo redenção aparece como sinônimo de salvação, sempre vinculada à pessoa de Jesus. Sua morte e ressurreição são o ponto central desta redenção.
Como seguidores de Jesus e membros da Igreja, devemos atualizar a figura do redentor, como caminho de redenção e libertação, procurando a salvação definitiva na experiência da gratuidade e da vida partilhada na Igreja.
O Centro de Espiritualidade Jesus Redentor deseja inspirar a toda comunidade acadêmica a interiorizar o ideal redentor de Jesus para incentivar a continuidade do trabalho de inserção da PUC MINAS na redenção da sociedade.
Fone: (31) 3328-9532
E-mail: pastoral.bar@pucminas.br
Fale com a gente
Pastoral Universitária PUC Minas (31) 3319 4094
E-mail: pastoral@pucminas.br
PUC Minas