Coube a Maria a fundamental missão de ser a mãe de seu filho Jesus e de educá-lo em sua humanidade. Uma missão que se reveste, ao mesmo tempo, de uma essência pedagógica – de amadurecimento e fortalecimento de sua própria fé – e de uma dimensão divina, na sua condição de mãe do filho de Deus.
Maria se coloca como iluminada educadora, portanto, daquele que veio para nos libertar e que para tal tornou-se, mesmo em sua condição de filho de Deus, humilde e misericordioso, consolado e promotor da revolução do amor, com vistas ao Reino de Deus.
Sobre o processo de produção
O processo é muito trabalhoso e requer todo cuidado. É de imaginação e de criação. De busca da perfeição da forma, no desejo da forma da perfeição. É de modelagem e de desmoldagem. O bloco em gesso estuco que abrigará a imagem. A cópia em cera que receberá, em seguida, o bronze para fundição. É de aquecer a temperaturas elevadíssimas e do cuidadoso resfrio, que leva à peça final. Uma materialidade da fé, do louvor a Maria, Educadora de todos nós.
Artista: Guilherme Marques
Imagem exclusiva concebida para a PUC Minas.
Detalhes desta imagem única
Maria e Jesus, mãe e filho conjugam olhares: ela olha para ele e ele olha para nós. Ao educá-lo ela o coloca de frente com a missão humana e, com nossos olhos, podemos fixar o seu olhar.
Maria é menor do que Jesus. Jesus é maior do que ela e do que todos nós. Mas ela sobe no tablado, elevando-se, para ser educadora, porque sabe que Deus, não porque precisa, mas porque quer, conta conosco, conta com ela.
É muito interessante notar que ambos estão de túnica, mas, sem que notássemos, ela coloca o seu manto sobre ele. É de proteção, cuidado. É também um reconhecimento que naquele jovem Jesus é o Jesus, Ungido, anunciador do Reino.
Maria é jovem mãe, graciosa, elegantemente inclinada para Jesus, de olhos fixos nele, com leve sorriso no rosto; e Jesus é jovem filho, um rapaz ainda sem barbas, cabelos curtos, atento, com olhos penetrantes, acolhedor daquela que o acolheu, com igual leve sorriso no rosto, na cumplicidade do processo ensino-aprendizagem que circula entre ambos.
Ela traz nas mãos uma esfera, como uma grande pérola, algo precioso. Ao mesmo tempo ela a oferece, dando de si tudo, o melhor. Ele traz nas mãos aquele pergaminho… ou é um diploma que tanto faz sentido para os jovens ao vencerem as etapas de sua educação?
Santa Maria Educadora, inspire-nos na missão de educar para o trabalho e a missão, para a justiça e a paz, para a solidariedade e a amizade, para a ecologia integral e o cuidado da casa comum, para a esperança, a fé e o amor, para a vida!
Texto: Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães e Professor Mozahir Salomão Bruck.
Oração a Santa Maria Educadora
Santa Maria Educadora,
Mãe e Mestra,
caminha conosco para a maturidade da fé.
Mostra-nos teu filho Jesus,
nos horizontes que se abrem diante de nós,
para que sejamos instrumentos de seu amor,
construtores de um mundo de paz,
sustentável, humano e justo,
enquanto, iluminados, vamos ao encontro
daquele que primeiro nos amou.
Amém!
Fale com a gente
Pastoral Universitária PUC Minas (31) 3319 4094
E-mail: pastoral@pucminas.br
PUC Minas